Início > 4º Álbum > eTalk

eTalk

No dia em que Will completou 30 anos, Jonny e Chris também participaram do programa eTalk. Foi novalmente elogiada a sessão do show em que a banda muda completamente de lugar e vai tocar em meio a platéia. Chris justificou com outros dois pontos: a surpresa causada, já que não se espera que eles toquem em um espaço tão inusitado, além do rompimento da barreira entre os músicos e os fãs.

Em relação à importância de ter um estúdio próprio (The Bakery), Jonny disse que a banda precisava de um lugar em que pudessem ficar alheios à gravadora, a outras pessoas e… à Internet. Foram novamente colocados em questão os tipos de “rituais” por que a banda passa antes de efetivamente começar o show: Jonny, além ensaiar, também joga videogame com Will, momento em que, de acordo com Chris, nada os pode interromper, nem mesmo discussões sobre a setlist.

De acordo com o repertório cultural de Ben Mulroney, que apresenta o programa ao lado de Tanya Kym, “singles vêm e vão, mas são as performances ao vivo que ficam”. Chris diz que a premissa vale também para o Coldplay, já que um dos seus alvos é a experiência compartilhada: “Passamos tanto tempo dentro de uma bolha, onde há tanto coisas negativas quanto maravilhosas; o único momento em que compreendemos o que estamos fazendo e por que o fazemos é quando o compartilhamos no palco; é quando nos sentimos mais vivos”.

“Da faixa 1 até a 10” foi a resposta do vocalista do Coldplay quando perguntado por Kym quais as canções que haviam exigido completa dedicação e esforço. Mais direto, Jonny disse terem sido Lost! e Viva La Vida. Chris adiciona ainda que a primeira performance fechada desta não impressionou ninguém; a guinada veio com Will acrescentando um sino de igreja. De fato, Viva La Vida é, no momento, a música favorita da banda.

Com as responsabilidades de Will, Guy, Jonny e Chris se alargando (devido às suas família e ao crescimento da própria banda), seria possível que eles começassem a encarar seu trabalho mais friamente. No entanto, é justamente o contrário, como frisa Jonny. Chris ressalta ainda que é o contexto atual, em que há uma boa dose de nagatividade, é um grande estímulo, algo que realmente os move, sentimento que dificilmente, será perdido.

A influência de Brian Eno também fez parte da pauta. O produtor foi responsável por uma mudança no processo de gravação da banda, bem como introduziu diversos elementos novos, tal qual um professor. Desse modo, Eno não ficou marcado por ser excessivamente crítico, mas por motivar o desenvolvimento da banda.

O programa seguiu com um pergunta-e-resposta rápido:

O que faz de Jonny um companheiro de banda tão maravilhoso?
CHRIS: Ele tem uma sabedoria imensa e me deixa ficar falando como se eu fosse lunático. Mas ele sabe que ele é quem está no comando e eu também sei disso. Nos completamos um ao outro, porém ele é a pessoa coesa, inteligente e doce.

Qual o hábito mais irritante do Chris?
JONNY: A única situação em que fico irritado com o Chris é quando ele muda de idéia, quando ele realmente gosta de alguma coisa e, no instante seguinte, passa a odiar totalmente
CHRIS: O que acontece umas doze vezes por dia.

Chris confirmou os rumores de que há material para um próximo álbum,  classificando-o, todavia, como “terrível” e que precisa ser trabalhado. Ainda que não saibam se Viva La Vida Or Death And All His Friends dará início a uma nova trilogia, Chris disse que o EP tem previsão de lançamento para março, finalizado no dia anterior à entrevista.

Agradecimentos: Coldplaying.com

Advertisements
  1. Ainda sem comentários.
  1. 4 Agosto, 2008 às 8:17 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: